Ir para o conteúdo

Como funciona a Internet por fibra óptica?

A Internet de fibra óptica é uma opção popular para as pessoas que buscam aumentar a produtividade por meio da internet. Por isso, explicaremos como esses pequenos tubos de luz de vidro podem transferir qualquer coisa, de e-mails com GIFs fofos de gatos a vídeos de alta definição em qualquer lugar do mundo.

 

Primeiro, é preciso entender que os cabos de fibra mais comuns são feitos de 5 camadas:

1. Núcleo

A primeira e mais importante camada é o núcleo. O núcleo é constituído por milhares de tubos de vidro agrupados e suportados por um elemento de resistência central (por exemplo, uma haste de metal).

2. Revestimento

A segunda camada de um cabo de fibra óptica é a bainha de proteção chamada revestimento. Esse elemento aumenta a reflexão interna total do núcleo para evitar a perda de dados.

3. Revestimento plástico

O revestimento de plástico é enrolado em torno do cabo de fibra óptica para reforçar o núcleo e o revestimento da segunda camada.

4. Fortalecimento das fibras

A quarta camada do cabo é feita de fibras de reforço para suporte adicional.

5. Revestimento do cabo

Finalmente, as camadas são enroladas em uma capa de proteção contra elementos. Essa camada externa é encontrada em todos os cabos e fios.

 

Resumindo, a Internet de fibra óptica é uma conexão de dados transportada por um cabo preenchido com vidro fino ou fibras plásticas. Os dados viajam através deles enquanto raios de luz pulsam em um padrão. As velocidades da Internet por fibra ótica são cerca de 20 vezes mais rápidas que o cabo normal a 1 Gbps.

Internet por cabo de fibra óptica x Internet a cabo comum

 

A Internet por cabo de fibra óptica apresenta um melhor desempenho porque não há fio de cobre. A Internet a cabo comum envia seus sinais por fios de metal. O metal esquenta, enfraquecendo o sinal e captando interferências. É por isso que o cabo e a Internet DSL são muito mais lentos que a Internet por fibras ópticas.

 

A Internet por fibra ótica funciona dividindo arquivos como filmes e jogos em pacotes de dados com zeros e uns. Um laser pisca esse sinal do tipo código Morse em uma extremidade de um filamento de plástico ou vidro. O “fio” é tão grosso quanto uma mecha de cabelo humano!

 

Uma bainha especial chamada revestimento mantém o feixe de luz dentro do filamento. Ele ricocheteia nas paredes por até 100 quilômetros e sai do outro lado, onde um modem decodifica a luz de forma que seu computador possa usar.

Como as fibras ópticas transmitem dados?

Seus sinais de dados passam por três etapas ao serem transmitidos por fibra ótica. Vamos imaginar que você viu uma postagem no Facebook, por exemplo:

 

Etapa 1:

Depois de clicar em ” curtir ” na postagem espirituosa de seu colega de trabalho, essa ação se torna um sinal de dados elétrico enviado ao seu transmissor da Internet. O transmissor converte os dados em um sinal de luz, alterando seu pulso e intensidade.

 

Estágio 2:

Sinais de luz que viajam longas distâncias passam pelos regeneradores ao longo do caminho, que fornecem reforços para evitar atenuação.

 

Etapa 3:

Graças aos aumentos, o sinal forte chega ao destino sem atenuação. O transmissor do destino recebe o sinal e o decodifica de volta para o formato digital para concluir a transmissão.

 

O serviço de internet por fibra ótica é melhor? Em uma palavra: sim. É muito mais rápido e confiável do que a Internet a cabo ou DSL. Mas, tem outras vantagens importantes, como não limitar e melhorar a qualidade da imagem da TV. Procure saber mais e conte com a Emtec!

Role para cima