Ir para o conteúdo

Qual o plano de internet é o ideal pra mim?

A internet se transformou em elemento essencial para o dia a dia, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Há duas décadas poucos eram os lares que tinham acesso a essa tecnologia, hoje, apesar de ainda haver certa desigualdade no acesso, é raro encontrar casas que não contratem esse serviço.

 

Por isso, as opções de empresas que oferecem esse serviço e os planos disponíveis são cada vez maiores, o que por vezes acaba tornando difícil saber escolher qual a opção mais adequada para a sua casa ou escritório.

 

A seguir vamos apresentar alguns pontos essenciais que você deve observar para conseguir escolher o plano de internet ideal para você.

cabos, cabos lan, close

Como escolher o melhor plano de internet

Assim como acontece ao escolher um imóvel ou um veículo, por exemplo, para escolher o plano de internet ideal é preciso considerar as suas necessidades. Você precisa de internet para trabalhar ou apenas para questões pessoais? No seu trabalho você lida com o envio e recebimento de arquivos pesados como vídeos ou apenas documentos mais leves como arquivos em texto? Por quanto tempo você usa a internet por dia? Quantas pessoas irão utilizar a rede?

 

Responder a essas e outras questões é essencial para que você consiga chegar no plano de internet ideal para você. Vamos falar mais sobre este pontos a seguir. Mas antes, você sabe que tipo de usuário você é?

 

Esse é outro aspecto importante. Em quais destes tipos de usuário você se encaixa?

 

  • Básico: verifica as redes sociais, envia e-mails, acessa o Youtube.
  • Moderado: além das atividades do usuário básico, o moderado baixa e assiste filmes em plataformas de streaming e usa ferramentas como Dropbox e Google Drive.
  • Heavy user: esse último tipo de usuário, além de todas as atividades dos demais tipos de usuários ainda joga on-line e conecta muitos dispositivos ao mesmo tempo.

 

Conseguiu identificar qual tipo de usuário você é? Feito isso, confira as velocidades de internet ideais para cada tipo: 1 a 5 mega (básico); 5 a 10 mega (moderado) e 10 a 15 mega (heavy user). Se você irá dividir a rede com outras pessoas, em casa ou no escritório, identifique o tipo de usuário de cada uma delas e faça uma análise para chegar a uma média de velocidade que irá atender a todas as pessoas.

 

Outros pontos a considerar

Após identificar a quantidade de pessoas que usarão a rede (lembre-se que quanto maior o número de pessoas maior será a quantidade de tráfego de dados necessária e isso poderá diminuir a velocidade da internet) e os tipos de usuários, atente-se também aos seguintes pontos:

Velocidade de download e de upload

Antes de escolher a empresa e o plano de internet, verifique qual a velocidade de download e upload oferecido. É essencial saber em qual velocidade você poderá baixar e enviar arquivos. Uma boa velocidade de download varia entre 250 Kbps a 300 MB, enquanto a de upload geralmente vai de 200 Kbps a 150 MB.

Velocidade x franquia

Há uma diferença entre velocidade e franquia e saber essa diferença é fundamental na hora de escolher o seu plano de internet. Por isso, entenda que franquia de dados se refere a quantidade de dados disponíveis para o consumo do usuário em um período de tempo, geralmente mensal. Por outro lado, a velocidade diz respeito à rapidez com que as informações, download e upload, por exemplo, serão processadas.

 

Atualmente, a maioria das empresas e planos trabalha com velocidade e não com franquia de dados, ou seja, oferecem em seus pacotes determinadas velocidades e não uma quantidade de dados que pode acabar e limitar o acesso à internet.

 

Caso ainda precise de ajuda para escolher o plano de internet ideal para você, entre em contato conosco. A Emtec está à disposição!

 

Deixe seu Comentário





Role para cima