Ir para o conteúdo

Tem alguém usando o meu wi-fi! E agora? Como descobrir?

O wi-fi é o maior meio utilizado para uso da Internet hoje em dia. Essa rede sem fio disponibiliza acesso para todos sem a necessidade de cabos ou demais fiações. É, sem dúvida alguma, um dos avanços mais benéficos na atual geração da tecnologia.

Contudo, apesar de serem muito bem desenvolvidas, essas conexões podem ser invadidas mesmo com senha para uso. Neste momento surge uma dúvida: será que existe alguém usando o meu wi-fi? Para você descobrir e saber como agir nessas situações, continue a leitura e entenda!

Como saber que alguém está usando o meu wi-fi?

Mesmo que nós sejamos pessoas entendidas sobre tecnologia é normal não ter conhecimento sobre alguns detalhes, como as invasões às redes de wi-fi pessoais. Muitos fazem isso de maneira sigilosa, que só é percebida depois de muito tempo.

Porém, se você reparou algo diferente e pensou “tem alguém usando o meu wi-fi” não despreze seu sexto sentido. Muito provavelmente você notou algo diferente com a sua internet, mas ainda não sabe se realmente se trata de um problema com a rede ou se existe um ou mais usuários usufruindo da sua conexão.

1.     Internet mais lenta

Em primeiro lugar, para descobrir se alguém realmente está roubando seu sinal de wi-fi, verifique se a conexão é igual a de antes. É possível que a operadora que oferece o serviço tenha tirado uma parte da sua internet ou que realmente haja alguém usando a sua internet de maneira indevida.

Por isso, sempre que você suspeitar que tem alguém usando o seu wi-fi, busque saber como está a velocidade de sua rede e se ela está proporcionalmente distribuída para a quantidade de aparelhos conectados e em uso. Se perceber que o números não batem, desconfie que pode haver um ou mais infiltrados na sua rede.

2.     Aplicativos

Se a sua internet oscila com frequência, mas isso é algo normal, existe outro meio comum para descobrir possíveis invasores. Através de aplicativos de celular para Android e iOS é possível encontrar usuários indevidos e ainda saber o IP dessas pessoas.

Para isso, vá a Play Store ou Apple Store e baixe os aplicativos IP Tools ou Fing – não é preciso usar os dois ao mesmo tempo, pois desempenham a mesma função. Eles mostram quais aparelhos estão conectados a sua internet e muitos outros detalhes.

Como tirar o intruso da minha rede?

“Descobri que há alguém usando o meu wi-fi, e agora?”. Não é preciso desespero nesse momento, pois a situação é fácil de resolver! Os aplicativos que indicamos possuem funções que desconectam todos os usuários da rede, além da opção de mudar a senha do roteador.

Por isso, se você descobriu um invasor em sua rede, baixe agora estes programas e tire-os. Mas, antes de tudo, certifique-se se você recorda a senha de seu aparelho de wi-fi, pois depois de desconectado será necessário um novo acesso com código para entrada.

Gostou do nosso artigo? Quer saber sobre mais assuntos como este? Continue aqui e conheça mais sobre a Emtec Telecom e muito mais!

 

Role para cima