Ir para o conteúdo

Medo de perder seus arquivos? Conheça o armazenamento em nuvem!

A tecnologia todos os dias traz novidades para o mercado. Um dos maiores avanços que têm se popularizado nos últimos tempos é o armazenamento em nuvem – também conhecido como cloud computing. Você sabe o que é e como funciona essa funcionalidade?

Entenda com a gente o que é o armazenamento em nuvem. Além de conhecer os tipos que existem no mercado e quais os principais programas que oferecem essa tecnologia.

Continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura.

atendente, banco de dados, base de dados

O que é armazenamento em nuvem?

Para quem não conhece, o armazenamento em nuvem, tradução do termo em inglês “cloud computing”, funciona como uma forma de guardar todos os seus dados e arquivos ou de sua empresa.  Desse modo, sem a necessidade de ocupar espaço no servidor local.

Antigamente, muitos computadores sofriam pelo excesso de arquivos e acabavam se tornando mais lentos pela quantidade armazenada naquele local. Pra solucionar essa problemática foi criada a tecnologia que não ocupa espaço no seu computador, sendo necessário apenas o sistema de nuvem e o acesso à internet – e que não deixa que você perca os arquivos caso haja algum problema.

Atualmente, grande parte das empresas utiliza essa tecnologia, visto que além de ser mais barata – pois não há a necessidade de manutenção com frequência como um servidor local – ela ocupa menos espaço em uma máquina e torna todo o processamento mais rápido e eficaz.

Nuvem privada e pública

No mercado existem diversas formas de armazenamento em nuvem, sendo adotadas até mesmo pelo Governo Federal. Os sistemas de nuvem pública oferecem menos segurança, pois não são tão sigilosos e não precisam de tantos cuidados por parte dos usuários.

Em contrapartida, temos a nuvem privada, que apresenta mais camadas de segurança, sendo ideal em casos de armazenamento de arquivos e dados mais sigilosos, usados principalmente no contexto profissional.

Nuvem híbrida

Porém, para mostrar que o armazenamento em nuvem é adaptado para várias realidades, existe também a nuvem híbrida.

Essa, como o próprio nome diz, é uma mistura entre a versão pública e a privada, deixando alguns dados menos seguros e outros com mais segurança.

Neste cenário, existe o profissional de cloud computing, que é responsável por intermediar o envio de cada dado para a sua área, além de fazer a própria transferência de um servidor local para o armazenamento em nuvem. Por isso, o auxílio de um profissional é extremamente importante!

 

Onde o armazenamento em nuvem é usado?

Para encerrar precisamos conhecer algumas ferramentas e plataformas que utilizam e dispõem dessa tecnologia, para comprovar que ela veio para ficar e que traz vários benefícios. A Netflix, por exemplo, é uma adepta a esse modelo, utilizando a internet e o cloud computing para armazenar os seus filmes e séries e disponibilizar para os usuários.

 

O famoso drive do Google também é um exemplo do armazenamento em nuvem. Se você mudar a forma de salvar seus dados e colocá-los na nuvem, usando o Google Drive, por exemplo, além de liberar espaço na sua máquina, você também irá preservá-los de possíveis perdas! Por isso, aproveite e usufrua dessa tecnologia.

cabos, cabos lan, close

Role para cima