Ir para o conteúdo

Você sabe qual é a diferença entre banda larga e link dedicado? Nós te explicamos!

A internet é o meio pelo qual podemos nos comunicar, nos informar, assistir a vídeos, pesquisar por imagens e postar nossas opiniões. Essa tecnologia veio com tudo para facilitar a vida de todos nos mais variados aspectos.

Mesmo que já seja um meio tão acessível, a internet também pode trazer algumas dificuldades como, por exemplo, os termos mais técnicos. É tanta informação que a gente nem sabe por onde começar.

Por isso, nós te perguntamos: você sabe a diferença entre banda larga e link dedicado? Não? Então deixa com a gente!

Como funciona a banda larga

A internet por banda larga é a mais comum dentro das residências, tendo como principal diferencial a infraestrutura compartilhada entre vários clientes de uma mesma operadora onde ela se mostra disponível. Sendo assim, é uma conexão que não oferece grande estabilidade, podendo oscilar a qualquer momento dependendo de quantas pessoas a estejam utilizando.

Uma de suas principais diferenças é a velocidade de download e upload, entregando maior conexão para downloads, recebendo mais dados do que entregando, o que pode ser um problema para quem precisa enviar arquivos com maior velocidade.

Seu acesso é ilimitado e independe de uma rede telefônica para funcionar.

Link dedicado

O link dedicado está mais voltado para o corporativismo, pelo qual um link é utilizado pelo assinante para proporcionar uma transmissão de dados. Sua garantia é maior e oferece segurança de conectividade, podendo ser utilizada somente pelo usuário conectado, ou seja, disponibiliza um caminho livre para a internet.

A oscilação é muito menor, visto que o usuário é individual e não precisa dividir sua rede com terceiros. Além disso, as bandas de download e upload são equilibradas, transferindo a mesma quantidade de informações em uma única velocidade.

O link dedicado também disponibiliza IP fixo, o que permitirá que a empresa crie servidores internos e serviços com criptografia. Indo além, também é possível utilizar o telefone com o IP por meio do VOIP.

Afinal, qual é a diferença?

São muitas informações para serem processadas de uma única vez e, diferentemente dos computadores, o nosso cérebro não é tão rápido. Sendo assim, vamos apontar quais são as principais diferenças entre o link dedicado e a banda larga.

  • Banda larga: residencial (mais recomendado).
  • Link dedicado: corporativo (mais recomendado).

  • Banda larga: entrega cerca de 40% da velocidade contratada.
  • Link Dedicado: entrega 100% da velocidade contratada.

  • Banda larga: rede compartilhada.
  • Link Dedicado: rede individual.

  • Banda larga: velocidade de download e upload divergentes.
  • Link dedicado: velocidade de download e upload em equilíbrio.

Qual escolher?

Essa é uma resposta que vai depender muito da sua necessidade ou vontade. De acordo com as características da sua operação ou do uso que irá fazer da internet é preciso avaliar as características de cada uma e optar por aquela que atenda melhor às suas necessidades.

Caso você deseje um uso pessoal com um desempenho relativamente bom, a banda larga é uma boa opção. Mas caso a internet seja aplicada para a sua empresa, o link dedicado é a melhor escolha.

Role para cima